Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Negligenciada Virtude do Trabalho Duro


Por : Rick Boxx


Uma pesquisa que aparece em jornais dos Estados Unidos todas as semanas, conduzida pela revista Parade, descobriu que 51% das 26 mil pessoas entrevistadas acreditam que a forma mais eficaz para progredir no ambiente de trabalho consiste em tirar proveito das políticas internas das organizações. Somente 27%   disseram acreditar que o avanço profissional é resultado de trabalho duro e diligência.  


Se um número tão grande de trabalhadores tem a percepção de que o melhor caminho para ganhar promoções e recompensas é a esperteza, temo que isso possa se transformar numa profecia que perpetue a banalidade. Isso pode levar muitos a concluir, que seus interesses pessoais e profissionais prosperam melhor quando tentam debilitar seus colegas e cultivar o favor de seus líderes, que por meio do aperfeiçoamento de suas habilidades.

É uma infelicidade sob vários aspectos. A virtude do trabalho duro – reconhecimento da honra existente no trabalho bem feito - está sendo esquecida. Os que se beneficiam do trabalho duro, empregadores, colegas que dependem da qualidade da contribuição dos companheiros, fornecedores e clientes, estão sendo ludibriados, quando trabalhadores têm seu foco distorcido, visando a manipulação do sistema para satisfazer desejos pessoais. E o valor intrínseco do trabalho, a crença de que por si só ele é nobre e gratificante, está sendo ignorado.

A Bíblia fala extensamente sobre trabalho e sua importância. Ao invés de ser visto como “mal necessário”, as Escrituras asseguram que Deus ordenou o trabalho com um de Seus propósitos para a raça humana. Elas também ressaltam que trabalho bem feito pode e deve ser reconhecido e recompensado.  

Trabalho foi planejado para fornecer nosso sustento. Todos nós temos necessidades: alimento, abrigo, vestuário, transporte e muito mais. Ao longo da história humana, o trabalho tem sido o meio primário para satisfazê-las. Depreciar seu valor é diminuir a satisfação de ser capaz de prover para suas necessidades e as de sua família. “Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma” (2Tessalonicenses 3.10). 

Trabalho reflete integridade e comprometimento pessoal. Quando contratados, recebemos a descrição do nosso trabalho, detalhando as responsabilidades que nos são atribuídas, e que nossos empregadores esperam que cumpramos com integridade e empenho. Os "políticos" de escritório procuram progredir por meio da manipulação de relacionamentos e não através de sua capacidade de trabalho. Uma abordagem melhor seria aplicar Provérbios 27.18: “Cuide bem da sua figueira e você terá figos para comer; trate bem o seu patrão e você será recompensado”. 

Trabalho pode gerar reconhecimento pela excelênciaÉ verdade que podemos nos empenhar para ganhar o favor do nosso patrão, mas o método mais confiável para progresso profissional é ser reconhecido pela excelência e qualidade do trabalho que nos é atribuído.“Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura” (Provérbios 22.29). 

Pessoas que nos rodeiam podem ser adeptas da prática de jogos políticos no trabalho. Deixe-me fazer-lhe uma sugestão: manter-se focado no trabalho duro, enquanto cuida dos interesses do seu líder, pode ser melhor do que "jogos políticos".